quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Campus da UFPA em Capanema realiza II Seminário do Parfor


A coordenação local d o Parfor Capanema realizou, nesta segunda-feira, 23, o II Seminário do Parfor, com o tema “A importância do Campus Universitário de Capanema/Parfor na formação dos professores do nordeste do Pará”. Cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores  e secretários de educação de municípios vizinhos, participaram do evento, realizado na Arena Carlos Gomes.

Fizeram parte da mesa de abertura o reitor da Universidade Federal do Pará, professor Carlos Maneschy; o coordenador do Campus Universitário e coordenador local do Parfor, professor Álvaro Lobo; o coordenador geral do Parfor, Márcio Nascimento; o vice-prefeito de Capanema, David Peixoto; a secretária municipal de Educação, Francisca Liduina da Cruz, e a representante da 14ª  URE, Eliane de Matos Leal.

A educação no nordeste paraense - Atualmente, o Campus de Capanema acolhe alunos de 17 outros municípios com o objetivo de estudarem na cidade. Para o professor Álvaro Lobo, o olhar diferenciado do reitor para a região foi fundamental para o desenvolvimento da Educação no nordeste paraense.

"Gostaria de agradecer o apoio do professor Maneschy  ao Campus de Capanema. Hoje, temos 11 turmas do Parfor e oito cursos regulares em funcionamento”, afirmou o professor Álvaro Lobo.

O coordenador geral do Parfor, no Pará, Márcio Nascimento, falou sobre o crescimento do Parfor desde 2009. “O plano iniciou em 2009, com 14 turmas, 470 alunos, e chega a 2012 com 272 turmas e 8500 professores-alunos.  “O Parfor está presente em 46 polos e envolve 788 professores da Universidade”, ressaltou o professor, referindo-se à grandiosidade do Plano.

Expansão - Para o reitor, o evento é um momento de realização. “Estou vindo pela terceira vez a Capanema e vejo mais pessoas participando do Seminário, isso significa que expandimos a oferta de curso superior”, comemora. “Há dois anos, o prefeito foi até a Universidade, temendo a diminuição da oferta de cursos da UFPA. Foi quando estabelecemos o compromisso de retomar e expandir as atividades em Capanema”, explica Maneschy.  “Vamos ter quase mil alunos e, antes, não tínhamos nem 100, multiplicamos por 10 a oferta em Capanema”, disse.

Em sua conferência, o reitor falou, ainda, sobre os desafios da Universidade e respondeu às dúvidas dos alunos. Ao final do encontro, foram sorteados vários prêmios aos presentes.

Texto e fotos: Thaís Rezende – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário